05 junho 2012

Literatura de Cordel


   O cordel é o característico da literatura nordestina, com rimas e poesias escritas com a típica linguagem do nordeste, com seus oxentes, minha nossa senhoras e ave marias. Os cordeis abordam causos do folclore, contados ou realmente ocorridos no sertão nordestino. Com características e desenhos tipicamente de origem nordestina os cordeis, tem uma dose de humor que é uma das características que mais enfatiza esse tipo de literatura.
  Ultimamente os cordeis estão sendo utilizados como paradidáticos nas escolas, para demonstrar a cultura nordestina e proporcionando aulas dinâmicas. Mas não é só humor pela fato de recentemente ser introduzido nas escolas os cordeis também retratam temas importântes como doenças, sustentabilidade, para a concientização dos jovens leitores.
   Os escritores de cordel mais conhecidos, são Antonio Teodoro dos Santos, já falecido, Baiano de Jaguarari, em uma de suas obras aborda a política no cordel Vida e Tragédia do Presidente Getúlio Vargas, que foi publicado pela Editora Prelúdio, a qual foram vendidas mais de 200 mil cópias.
   Francisco das Chagas Batista nascido em Teixeira na Paraiba, mudou-se para Campina Grande no ano de 1900 e começou a escrever rimas em 1902,  Francisco morou nas cidades de Guarabira e em João Pessoa, na capital do estado, trabalhando na Livraria Popular Editora sua melhor obra considerada escrita foi:  Antonio Silvino, vida crimes e julgamento.
   Inácio Carioca, nascido Ailton Francisco da Silva em Carpina, Pernambuco, é conhecido pelos seus romances, foi um poeta popular, vendedor de folhetos em feira. As obras mais conhecidas de Carioca são Romance de João Cambadinho e a Princesa do Reino do Mira-Mar, O amor de Juvanete e a ingratidão do príncipe Lourival e Sidraque e Jucelina.
   Os cordeis são feitos de material de baixo custo, chegando a custar muito pouco. Podem ser encontrados em feiras, livrarias e às vezes até são distribuidos em amostras sobre a cultura brasileira. Os preços variam entre R$ 1,00 à R$ 8,00. A leitura de cordeis é saudável, as historias são envolventes e fazem parte da formação da cultura nordestina e brasileira, além de garantirem boas risadas.

                                            Escrito por Anilaury Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário