05 junho 2012

A música de Luiz Gonzaga no Enem e Vestibulares

      

         As músicas de Luiz Gonzaga tem como tema principal o nordeste e como um dos focos do Enem e Vestibulares brasileiros é valorizar o interior do nordeste e a cultura brasileira enfatizando os valores do país para os estudantes. Várias vezes as músicas de Gonzaga foram utilizadas em vestibulares, concursos, provas, testes, etc.

       As canções interpretadas por Gonzagão são de suma importância para a valorização e observação da cultura brasileira, as canções servem por diversas vezes para a interpretação e compreenção de texto pelos alunos. Musicas como " A triste partida", composta em parceria com Patativa do Assaré relevam este drama do êxodo rural, onde o sertanejo pobre se transporta para a grande cidade em busca de vida melhor. Retratando a vida de um povo sofredor devido as circustâncias do lugar onde vivem, a falta d'água, escassez de gado.

      Além de músicas como "Xote Ecológico" que falam sobre a poluição. E a falta de concientização dos homens atualmente o que mostra a preocupação de Gonzaga relevando que ele foi um homem a frente de seu tempo.

      Por esse motico Gonzaga é citado várias vezes em provas e testes para testar o conhecimento dos estudantes em relação a cultura do país onde vivem, e as origens e importância que devem dar ao povo do interior.

                                                                                         Artigo por Anilaury Costa

Um comentário: